terça-feira, 31 de agosto de 2010

CURSO INTERPRETAÇÃO PARA TEATRO



CURSO DE INTERPRETAÇÃO PARA TEATRO
TV E CINEMA
  

A metodologia aplicada pela Atriz, Diretora e Instrutora de atores “Claudia Ávila”, é o mesmo aplicado nas grandes emissoras de televisão e produtoras de cinema do eixo Rio- São Paulo, sendo que a profissional teve como mestres os diretores globais Luciano Sabino e Tereza Lampreia (atualmente diretores de “Viver a Vida”); Ciça Castello e Maria Senna (produtoras de cinema- Os dois filhos de Francisco, Se eu fosse você, entre outros); Vicente Barcellos (diretor de Hilda Furacão e atualmente na Record); Flávio Colatrello (Malhação e rede Record); Giácomo Pinotti (globo); ROBERT CASTLE diretor norte-americano, dirigiu entre outros: Michele Pffeifer, Jack Nicolson.

METODOLOGIA APLICADA O curso de interpretação para teatro da diretora-atriz e produtora de elenco “Claudia Ávila”, trabalha com as seguintes metodologias:
CONSTANTIN STANISLAVSKI: Ator e diretor Russo, fundador do teatro de Moscou, falecido em 1938, seu método intitulado como “O Método” (“A Preparação do Ator”, “A Construção da Personagem” e “A Criação de um Papel”) é seguido até os dias de hoje para a formação do ator por atores e diretores do mundo todo. É considerado como “A Bíblia do Ator”. Essencial para o ator, segundo Stanislavski: “ Uma disciplina de ferro, é uma necessidade em qualquer atividade de grupo, isto se aplica sobretudo à complexa representação teatral. Sem disciplina não pode haver arte teatral”.
AUGUSTO BOAL: Consiste em exercícios de aquecimento físico, ideológico, vocal, emocional, integração de elenco, quebra da repressão, motivação com texto. “ O teatro é uma forma de comunicação entre os homens; as formas teatrais não se desenvolvem de maneira autônoma, antes respondem sempre a necessidades sociais bem determinadas e a momentos precisos. O espetáculo faz-se para o espectador e não o espectador para o espetáculo; o espectador muda, logo o espetáculo também terá de mudar. - Augusto Boal”.
OLGA REVERBEL: “Os alunos poderiam vencer suas dificuldades, através da prática de atividades globais de expressão.”.- Olga Reverbel. Olga, iniciou sua carreira no Teatro Tablado no Rio de Janeiro, com Maria Clara Machado na década de 50. E trabalhou por décadas com a expressão teatral em escolas, com alunos de 1º e 2º graus, onde investigou causas que poderiam ter originado bloqueios das capacidades de expressão nos alunos: meio familiar, escolar e social, situação sócio-econômica e problemas de saúde. Com esta finalidade, foram entrevistados pais, professores, médicos e pessoas da comunidade.
MARIA CLARA MACHADO: “A falta de exercícios de expressão espontânea nas crianças vai tornando-as máquinas de repetir conceitos, pobres robôs, cópias mal feitas de adultos ressequidos, portas-vozes do que se ouve todos os dias nos programas de televisão, anúncios ambulantes de produtos comerciais, imitadores de heróis mal representados, mal idealizados, veículos puros de uma agressividade mal dirigida e mal controlada. Através da observação de situações dramáticas, o aluno toma consciência de sua personalidade, de suas próprias reações e também de suas responsabilidades” – Maria Clara Machado. Maria Clara Machado é diretora do “Teatro Tablado” há décadas, sempre trabalhando a formação do ator e do ser humano.
VIOLA SPOLIN: Outra metodologia muito utilizada, de Viola Spolin, surgiu como resultado de estudo de um grupo de trabalho de alunos do curso de pós-graduação em Teatro/Educação da Escola de Comunicações e Artes. Viola surpreende inicialmente por sua linguagem quase coloquial, direta, objetiva e por isso mesmo carregada de sabor e nuanças idiomáticas. Vinculada ao movimento de renovação que se deu ao teatro norte-americano na década de sessenta, é como se a autora tivesse distilado desse trabalho intenso de experimentação aqueles elementos essenciais ao desenvolvimento do processo expressivo do ator, comprometida desde o início com a proposta educacional, seu trabalho foi iniciado com crianças e em comunidades de bairro em Chicago. Montou a Young Actors Company, em Hollywood.
CLAUDIA ÁVILA: Trabalhando na formação de atores desde 1992, a atriz, diretora e produtora de elenco Claudia Ávila adquiriu durante estes anos uma metodologia própria, onde integra o teatro-terapia, a espontaneidade, a criatividade. Claudia Ávila possui ao longo de sua carreira como diretora e professora de artes cênicas, alunos que trabalham profissionalmente como atores, em São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e Curitiba, além de alunos-atores que se tornaram grandes e respeitados profissionais de direito, veterinária, engenharia, medicina, pedagogia, apresentadores de televisão entre outras carreiras.
DISCIPLINAS EXPRESSÃO FACIAL EXPRESSÃO CORPORAL EXPRESSÃO VOCAL TÉCNICAS DE RELAXAMENTO TEATROTERAPIA IMPROVISAÇÃO INTERPRETAÇÃO LEITURA E ESTUDO DE TEXTOS CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM MONTAGEM TEATRAL.
POR QUE FAZER TEATRO? Há um verdadeiro engano na colocação de que “só faz teatro quem quer ser ator”. A metodologia aplicada no curso para ator em escolas, levará o aluno-ator a se conhecer E a conhecer o outro de uma forma mais leve, compreensível e aceitável. Ajudará a fortificar sua auto estima e sua segurança, auxiliando a ser um profissional de sucesso em qualquer carreira escolhida.
MARIORES INFORMAÇÕES: (17) 9136-3929 ou (17) 3325-9112   

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