segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O MESTRE CONSTANTIN STANISLAVSKI


Constantin Stanislavski, o famoso fundador do Teatro de Arte de Moscou, não quis guardar exclusivamente para si os ensinamentos práticos que colheu ao longo de mais de quarenta anos de uma vida dedicada ao teatro, inicialmente, como ator, e, mais tarde, como diretor. Era já um homem maduro quando se dedicou a transmitir ao mundo toda a sua larga experiência artística, com a autoridade que o indiscutível nome da Companhia de Arte de Moscou lhe granjeava.
Inovador e dinamizador, Stanislavski é um dos nomes mais importantes do teatro contemporâneo, pois que seus métodos de trabalho deram nova dimensão psicológica e estética à arte cênica. Exereta não menos do que artista e artesão, o grande mestre russo não pretendeu, contudo,inventar teorias, descobrir um princípio científico ou encontrar a chave da pedra filosofal. Aplicando bom senso e conhecimento profundo das capacidades e limitações humanas, o que desejou realizar e plenamente conseguiu foi o arejamento do teatro moderno, despojando-o de convenções e artificialismos e transformando-o em poderosa arma de comunicação entre as intenções do autor e a sensibilidade do público, graças a uma preparação melhor do ator.
Em lugar de mero fantoche, de autômato que repetisse mecanicamente as falas com a inflexão que o diretor determinasse, o ator passou a ser, de acordo com o metodo de Stanislavski, um ser vivo, independente e participante, mas capaz de assumir por completo as características psicológicas do personagem que vivesso no palco.
O verdadeiro ator, que pretende ser artista autêntico e não apenas fugaz sucesso de bilheteria, procura dignidade e estilo em seu trabalho, quer penetrar fundo na VERDADE do autor, na PERSONALIDADE que esteja vivendo, nas INTENÇÕES do diretor, compenetrando-se de que é indispensável, para tudo isso, evitar o individualismo. O teatro moderno é vertical na caracterização psicológica e horizontal na coordenação dos elementos que lhe dão vida e conteúdo: AUTOR - DIRETOR - ATOR - PÚBLICO.
Seus livros são essenciais á todos aqueles que se dedicam ao teatro, como profissionais ou amadores, ou como espectadores ativos, A PREPARAÇÃO DO ATOR é também um trabalho literário de primeira categoria, é um clássico da literatura contemporânea, deve-se estudar também: A CRIAÇÃO DE UM PAPEL e A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário