segunda-feira, 13 de setembro de 2010

WILLIAM SHAKESPEARE

WILLIAM SHAKESPEARE, geralmente considerado o maior dramaturgo dos tempos modernos, nasceu em Stratford-on-Avon, Inglaterra, no dia 23 de abril de 1564, e morreu no mesmo dia e lugar em 1616. Apesar de sua vida estar registrada em várias fontes, sabe-se muito pouco de sua infância. Não chegou a realizar estudos sistemáticos, mas sempre se dedicou á leitura.
Profundo conhecedor do latim, do grago e do inglês, sua obra evidencia o conhecimento da Bíblia, de Homero, de Plutarco, de Sêneca dos grandes renascentistas italianos e das crônicas históricas de Hohinshed.
Aos 18 anos casou-se com Anne Hathaway, filha de abastado agricultor, com quem teve três filhos. Viajou sozinho para Londres em 1587, gastando suas economias em tavernas, estalagens e teatros. Para sobreviver, conseguiu um emprego como guardador de cavalos diante do teatro de James Burbage - o GLOBE THEATER. É provável que nessa época tenha se envolvido com alguma companhia teatral, trabalhando como ator e refundidor de textos. Daí até começar a escrever suas próprias peças foi um passo.
Em 1591, elaborou seu primeiro drama histórico: "Henrique IV". Seguiram-se "Ricardo III", "A Megera Domada", "Tito Andrônico", "A Comédia dos Erros", "Ricardo II", "Sonho de Uma Noite de Verão", "Romeu e Julieta", "Vida e Morte do Rei João", "O Mercador de Veneza", "Júlio César", "Henrique V", "Henrique VI", "Como Gostais", "Muito Barulho Por Nada", "A Noite dos Reis".
Prestígio na corte, popularidade e dinheiro não faltavam ao prolífero dramaturgo. Na época em que os teatros foram fechados por causa da peste (1593/94), Shakespeare dedicou duas obras líricas - "Vênus e Adônis" e "A Violação de Lucrécia" - a seu amigo e protetor, o conde de Southampton, que lhe dispensara considerável auxílio em dinheiro. Nessa época, a Inglaterra vivia o apogeu da moda dos sonetos - e Shakespeare também publicou seu volume de "Sonetos", cujo conteúdo até hoje deixa os críticos diante de um enigma indecifrável.
A partir de 1601, após a execução do conde de Essex, seu grande amigo e protetor, Shakespeare entrou numa fase sombria, meditando sobre a fragilidade da existência humana. Foi quando escreveu suas mais belas tragédias: "Hamlet", "Otelo", "Rei Lear", "Macbeth", "Tróilo e Créssida". Escreveu ainda dramas históricos e comédias: "As Alegres Comadres de Windsor", "Timão de Atenas", "Cimbelino", "Contos de Inverno", "Tempestade".
Em 1610, desligou-se do GLOBE THEATER, do qual era sócio-proprietário, e retornou a Stratford-on-Avon, onde escreveu sua última obra-prima: "Henrique VIII".

Um comentário:

  1. Tenho que confessar minha ignorância: não sabia que Shakespeare viveu em época tão remota, o que só confirma a sua genialidade, porque seus textos são atemporais.
    Beijos

    ResponderExcluir